terça-feira, 1 de junho de 2010

Caracol...Caracol...!

CARACOL - Molusco gastrópode terreste (Helix pomatia) que tem o corpo protegido por uma concha univalve helicoidal. O bordo da abertura da concha é o peristomo. O caracol é formado pelo saco visceral, que nunca sai da concha, e por uma parte que pode sair e em que se nota, à frente, a cabeça e a seguir, o pé. Na cabeça, há quatro tentáculos, tendo os dois maiores os olhos na extremidade. O pé apresenta-se pontudo, na extremidade posterior, e assenta no solo por uma espécie de palmilha. O tegumento contém numerosas células mucosas. Na parte anterior do saco, e forma uma prega (manto), que limita a cavidade respiratória (câmara paleal), com o exterior pelo pneumostoma. Ao lado deste está o ânus e o poro urinário e, mais à frente, junto ao tentáculo ocular direito, encontra-se o poro sexual. A boca, situada adiante e abaixo dos tentáculos, continua com a faringe, em cujo tecto há uma massa muscular (língua) coberta por uma rádula. O caracol possui uma só glândula sexual, que é hermafrodita, e está situada na espessura do lobo hepático menor.
Dicionário de Zoologia Ilustrado/ Círculo de Leitores
*
- A Há dias, deparei-me com uma reportagem na televisão com uma "corrida" de caracóis. Ostentavam as mais diversas roupagens. Aquele que chegasse primeiro ao cimo de uma vara, ganhava a "corrida". E era ver os seus "donos", a borrifarem os bichinhos para eles andarem mais depressa...!!! - Prefiro vê-los em liberdade a andar a, "PASSO DE CARACOL"... ;)

Fotografia/Aurora -Colagem/Teresinha - (clique para ver)

6 comentários:

  1. E com tudo isto muito bem explicado, como podem as pessoas se lambuzar com um pratimho de helix pomatia com oregãos?! tadinhos!!!

    =:D
    beijinho com um trevo e um duende.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do trevo!
    Gosto do duende!

    Ai, quem me dera estar aí...!
    Se eu pudesse, andava sempre a viajar.
    Só vinha a casa para matar saudades e descansar um pouco...;)

    ResponderEliminar
  3. Olha pus pratinho com "m" e nem deste conta!!! e aqui não deu apagar e comentar de novo :(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Dei conta, sim.
    Mas não tem importância, sei que foi mera distracção e que, acontece a todos.
    Beijocas*_*)

    ResponderEliminar
  5. Claro! Em liberdade!
    O homem gosta muito explorar seja lá quem for. Até os pobres e lentos caracóis!
    ;(

    ResponderEliminar
  6. Cá por mim, até fico com vergonha de gostar tanto dum pratinho dos ditos...

    Por outro lado, só me incomoda o seu pastar na natureza quando me devastam literalmente as plantas e flores do quintal...Este ano não me deram tréguas e tudo quanto floresceu ou floresce vai desaparecendo...

    Beijinho

    ResponderEliminar