sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

De Casa até ao Loureiro

Lauros nobilis L. - Lauráceas
Oriundo da Ásia Menor, o melancólico e belo loureiro, ao passar pela Grécia criou uma História e uma lenda: dedicado a Apolo, ele coroava os heróis gloriosos. A partir do Peloponeso invadiu a Europa, e actualmente encontra-se em quase todos os jardins, desde o Mediterrâneo às costas da Mancha e do Atlântico. O loureiro é sobretudo conhecido pelo papel que desempenha na culinária sendo conveniente não confundir as suas folhas com as do loureiro-rosa e do loureiro-cerejeira, que são plantas muito venenosas.
*
Selecções do Readre`s Digest/ Segredos e Virtudes das Plantas - Fotografia/Teresinha

4 comentários:

  1. Simpática, essa planta que escolheste! E deu nome a muitas pessoas e locais. Também conheci um monte alentejano chamado Loureiro, onde ia brincar com três meninas que lá moravam. Nunca por lá vi loureiros. No Convento sim.
    Quanto à árvore, e interpretando como desafio o que dizes na anterior postagem, vou tentar acrescentar algo, que será de pouca monta, porque o essencial já disseste.

    A medicina popular atribui ao chá feito com as suas folhas, propriedades benéficas para ajudar à digestão. Na Ilha da Madeira há uma variedade própria de Loureiro e o óleo das suas bagas é usado como anti inflamatório, existindo um remédio caseiro muito utilizado e que chega a atingir preços muito altos. (Consulta à Wikipédia e dicionários).

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Nem sempre venho até aqui, o tempo é pouco mas de vez em quando... cá estás tu.
    Obrigada pelas tuas explicações adicionais que muito me agradam.
    És uma verdadeira "Wikipédia"!!!
    Estas fotos tirei no norte do país o ano passado, numa zona em que, para qualquer lado que me virasse tudo era relacionado com o loureiro, devido à profusão daquelas árvores, porque eram enormes e muito antigas.
    Achei deveras interessante.
    Nunca faltam as suas folhinhas cá em em casa ;))

    ResponderEliminar
  3. Mais uma lição de botânica!
    E assim se vai...lendo e aprendendo!
    Iscas sem louro, não são iscas!!!!
    ;))))))

    ResponderEliminar
  4. Veio até ao Loureiro, foi!?
    Passa só quando tiveres tempo e quiseres, Carolina.
    Serás sempre bem recebida.
    bj*_*)

    ResponderEliminar