terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Do Azevinho

Azevinho/Ilex aquilofolium L. Aquifoliáceas

Toda a gente conhece o azevinho, que normalmente ornamenta as decorações das Festas Natalícias entrelaçado com o visco. É um dos arbustos ornamentais mais cultivados nos jardins e parques das regiões temperadas, onde durante todo o Inverno, brilham os seus frutos maduros, semelhantes a pequenas bolas vermelhas. O azevinho parece sempre verde, pois as suas folhas, que têm mais de um ano de vida, não se renovam simultaneamente. Planta de crescimento muito lento, pode tornar-se em climas que lhe sejam propícios numa bela árvore com cerca de 10 metros de altura e viver até 300 anos. As folhas das árvores jovens, são terrivelmente agressivas e picantes; porém com a idade tornam-se macias.
Segredos e Virtudes das Plantas - Fotografia/Teresinha

2 comentários:

  1. Numa viagem que fiz ao Gerês, passei por uma zona onde predominava o azevinho em forma de grandes árvores. Habituada a vê-los, pequenos arbustos, pensava que não cresciam muito mais. Noutra altura, nos jardins de Monserrate em Sintra, uma bióloga falhou-nos dessa espécie. Disse por exemplo, estar ameaçada pelo que é uma espécie protegida. Qualquer planta que exista deverá ser declarada. Não sendo hermafrodita, para que dê as tão admiradas bagas, há necessidade de haver por perto, diferenciadas árvores masculinas e femininas.
    Independentemente destes aspectos científicos, não há dúvida de que é uma planta encantadora e que está ligada a um imaginário maravilhoso. Desde criança que me encantam os postais natalícios onde não faltam paisagens cobertas de neve, passarinhos, sininhos e ramos de azevinho de verdes folhas e bagas vermelhas…
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sempre atenta esta menina!
    Obrigada pelas tuas explicações, Juja.
    Acrescentas sempre, algo pedagógico nos teus comentários.
    Seria óptimo se nos "lembrássemos" de fazer um Blog em comum(!!!?....)
    Este então....ficaria, *****
    LINDA!
    Obrigada pela tua visita, volta sempre!
    Beijinho da Teresinha*_*)
    *FELIZ ANO NOVO*

    ResponderEliminar