segunda-feira, 29 de março de 2010

"Cinco Chagas"

As estevas, são muito abundantes no Algarve e Alentejo, estes arbustos são um indicador de solos pobres e simultaneamente, um elemento muito importante nos ecossistemas dos climas mediterrânicos, principalmente nos solos não calcários.
É um arbusto de crescimento rápido que na sua juventude está fortemente impregnado de uma substância pegajosa, denominada ládamo, que tem um aspecto brilhante e se cola às mãos e à roupa. Esta substância era usada para fins medicinais e eram-lhe atribuídas qualidades sedativas. Actualmente é utilizada na perfumaria como fixador de perfumes.
Os seus frutos têm a forma de cápsulas e podem ser usados como pequenos piões, basta colhê-los com o pezinho do tamanho certo.
A sua madeira é ainda, em algumas regiões, utilizada para aquecer o forno onde se coze o pão.

Fotografia/teresinha

domingo, 21 de março de 2010

Olaia ou Árvore-de-Judas

Cercis siliquastrum
A Olaia tem a sua origem na Palestina. É uma árvore de folha caduca. Com apreciável floração em Março antes da rebentação. É bastante resistente à secura e pode ter de oito a doze metros de altura. A Olaia é cultivada sobretudo na Alemanha e França. Tolera as secas mas não se dá bem com os climas Atlânticos.
- "A vida realiza-se num equilíbrio dinâmico que é a variação ordenada".

A Árvore em Portugal/ Francisco Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles
Fotografia /Teresinha -Tapada de Mafra

sexta-feira, 19 de março de 2010

Gestos Incompreensíveis

Em pleno pinhal, perto das dunas e da praia das Areias Brancas, que se encontra também ela, tapetada de todo o tipo de detritos deixados por ali como se de uma imensa lixeira se tratasse...
*
Fotografia/Teresinha

sexta-feira, 5 de março de 2010

Na Tapada de Mafra

Gineta
Mamífero carnívoro da família dos Vivérridas, com pelagem cinzento-clara muito manchada de negro, também conhecido por gato-bravo, geneta, gineto, martaranho, etc.
Um belíssimo exemplar, um pouco assustado com a minha presença.
Fotografia/Teresinha